Vivemos em uma época em que a leitura está fora de moda. Não apenas para os jovens, mas os adultos com mais de 30 anos vêm experimentando uma cultura na qual a leitura é vista como algo de pouca importância. O excesso de trabalho e as opções fáceis e prontas como filmes, séries e leituras instantâneas nas redes sociais prejudicaram muito o hábito. Não ajuda o fato de que autoridades e celebridades muitas vezes se vangloriam de nunca lerem e, mesmo assim, terem uma vida de sucesso.
Estudos recentes mostram que a leitura regular:
Fortalece a conectividade cerebral.
Aumenta a capacidade de compaixão.
Expande a inteligência emocional.
Aumenta o vocabulário e compreensão.
Melhora a concentração e a memória.
Combate os sintomas de estresse e depressão.
Ajuda a prevenir o declínio cognitivo natural do envelhecimento.
Potencialmente reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca.
Auxilia na prontidão para dormir.
Contribui para uma vida mais longa.
ALIVIADOR DE ESTRESSE
A leitura pode realmente ajudar a aliviar o estresse. Os pensamentos recorrentes que ocorrem durante períodos de grandes estresse podem ser apaziguados com a leitura, pelo simples fato de desviar a atenção daquele tópico. Ajuda também na resolução de problemas já que uma mente calma é mais apta a encontrar soluções do que uma estressada.
MELHORA DA INSÔNIA
Este talvez seja o melhor argumento para a leitura de livros. Pessoas que sofrem de insônia fariam qualquer coisa para ter uma boa noite de sono. A leitura tem esse efeito em todo o seu corpo e mente pois é um sinal ao seu cérebro que é hora de relaxar e desligar. A luz branco-azulada emitida pelos smartphones e laptops sinalizam ao nosso cérebro situação de alerta. A luz amarela, de baixa intensidade, sinaliza um bom momento para descansar.
EXPANSÃO DA CRIATIVIDADE
Há evidências sólidas da ampliação da criatividade. Quando se lê frequentemente, os níveis gerais de criatividade aumentam aos trancos e barrancos pela aquisição de novos conhecimentos que podem ser usados na vida diária. A leitura do trabalho de diferentes escritores, promove uma visão completa do pensamento e da percepção deles, com a possibilidade do uso de fragmentos do conhecimento de vários deles para a formulação de um raciocínio sofisticado.
ENRIQUECIMENTO DO VOCABULÁRIO
Não há dúvidas de que a leitura enriquece o vocabulário. Além do uso de palavras cotidianas, a leitura frequente fornece um vocabulário extenso e aprimorado. Essa sofisticação permite uma comunicação muito mais clara e produtiva, sendo muito valiosa para mentes jovens.
A pesquisa sobre leitura extensiva mostra que há uma ampla gama de benefícios de aprendizagem. Estudos experimentais mostraram que não só há melhora na leitura, mas que há melhorias em uma variedade de usos da linguagem e áreas de conhecimento da linguagem. Embora os estudos tenham se concentrado na melhora da linguagem, é claro que também há benefícios afetivos. O sucesso na leitura e suas habilidades associadas, principalmente a escrita, faz com que os alunos aproveitem o aprendizado de idiomas.
Os números escolares indicam que os professores precisam levar a sério os programas de leitura extensivos, especialmente para garantir que os alunos leiam obras maiores. Os benefícios da leitura extensiva não vêm a curto prazo e os benefícios substanciais de longo prazo são bem documentados.