Programa de exercícios à tarde ou à noite pode ser mais eficaz no controle de açúcar no sangue
Dr Marcos Cajueiro Fernandes
Exercitar-se à tarde e à noite pode ajudar a regular o açúcar no sangue, de acordo com um estudo recente.
Os pesquisadores descobriram que o tempo gasto em atividades físicas moderadas a extenuantes diminuiu a resistência à insulina e os níveis de gordura hepática.
As pessoas que eram mais ativas fisicamente de manhã ou durante o dia não diferiram significativamente em seus níveis de resistência à insulina, de acordo com a equipe de pesquisa.
O exercício entre o meio-dia e a meia-noite pode reduzir drasticamente a resistência à insulina em comparação com o exercício no início do dia, de acordo com um estudo publicado na revista Diabetologia. Todos os 775 participantes estavam acima do peso e seu tempo de sedentarismo, pausas do tempo sedentário, vários níveis de atividade física e teor de gordura no fígado foram medidos usando sensores de atividade e espectroscopia de ressonância magnética.
A quantidade de atividade física moderada a vigorosa que ocorreu em cada um dos três períodos de tempo (6h às 12h, 12h às 18h e 18h à meia-noite) revelou qual foi o mais ativo.
Não houve correlação entre a quantidade de pausas do tempo sedentário por dia e a diminuição da resistência à insulina ou do nível de gordura hepática.
Os pesquisadores descobriram que o exercício à tarde estava associado a uma redução de 18% na resistência à insulina e o exercício à noite com uma redução de 25% quando comparado à atividade distribuída ao longo do dia. Perceberam também que o tempo gasto em atividades físicas vigorosas a moderadas diminuiu a resistência à insulina e os níveis de gordura hepática.