Concentrado de aspirado de medula óssea parece ser mais eficaz que alternativas no tratamento da osteoartrite do joelho
Medicina Regenerativa
Concentrado de aspirado de medula óssea parece ser mais eficaz que ácido hialurônico e soro condicionado autólogo no tratamento da osteoartrite do joelho.
A osteoartrite (artrose) é uma doença articular multifatorial que pode levar à dor, disfunção e diminuição da qualidade de vida. É o distúrbio articular mais comum, afetando milhões de pessoas em todo o mundo; a osteoartrite do joelho é uma das principais razões para a incapacidade física. Infelizmente, não há intervenção médica modificadora da doença para preveni-la ou curá-la, portanto, a base do tratamento é focada no alívio dos sintomas.
Em um estudo comparando a eficácia do concentrado de aspirado de medula óssea1, soro condicionado autólogo2 e injeções intra-articulares de ácido hialurônico para reduzir a dor e os sintomas da osteoartrite do joelho, o tratamento com concentrado de aspirado de medula óssea mostrou os melhores resultados ao final de 12 meses e também foi eficaz em pacientes com osteoartrite de joelho mais avançada. Os resultados do estudo podem ser úteis para fazer julgamentos ortopédicos baseados em evidências sobre o curso do tratamento da osteoartrite com base no grau de desgaste da cartilagem, pois atualmente não há recomendações formais e bem estabelecidas para tal.
É uma técnica de aspiração da medula óssea que permite a coleta de células totipotentes (que consegue se dividir e produzir as células diferenciadas de um organismo).
Produto derivado do sangue do próprio paciente com supostos poderes anti-inflamatórios e regenerativos.