Apofisite do calcâneo: do que se trata?
A apofisite do calcâneo é uma inflamação aguda da placa de crescimento1 do calcanhar. Devido ao fato de que o osso do calcanhar (calcâneo) não cresce completamente até que uma criança atinja a idade aproximada de 14 anos, afeta jovens entre 8 e 14 anos. Até então, a placa de crescimento (fise), uma região vulnerável na a parte de trás do calcanhar, é onde o novo osso está se desenvolvendo. A inflamação pode aparecer quando a placa de crescimento é submetida a uma quantidade excessiva de sobrecarga recorrente.
Embora não seja uma doença por si só, a apofisite do calcâneo também é conhecida como doença de Sever. Pode acontecer em um ou ambos os pés e é a causa mais comum de dor no calcanhar em crianças. Comparado com o tipo mais comum de dor no calcanhar experimentado por adultos, a dor no calcanhar em crianças é diferente. Enquanto a dor no calcanhar em adultos geralmente desaparece após um pouco de atividade, a dor no calcanhar pediátrica geralmente não melhora dessa maneira, podendo piorar.
Um fator contribuinte significativo para a apofisite do calcâneo é o uso excessivo e o estresse que as atividades relacionadas ao esporte colocam no osso do calcanhar. Corridas e pancadas repetidas em superfícies duras podem danificar a placa de crescimento no calcanhar, causando dor. Crianças e adolescentes que jogam basquete, atletismo ou futebol são particularmente vulneráveis por causa disso. Uma atenção especial deve ser dada aos calçados, que devem ser adequados a cada tipo de atividade. O sobrepeso, um tendão de Aquiles com encurtamento e problemas biomecânicos como pé plano ou pé cavo, também podem ser causas de apofisite do calcâneo.
A dor na parte de trás ou plantar do calcanhar pode ser acompanhada por claudicação (mancar), andar na ponta dos pés, dificuldade em correr, pular ou participar de atividades ou esportes e cansaço
O diagnóstico é uma combinação de histórico, exame físico e radiografias dos pés e o tratamento raramente inclui algo além de analgésicos, compressas geladas e repouso.
A placa epifisária (ou placa do crescimento) é uma placa de cartilagem hialina localizada na metáfise da terminação dos ossos longos. A placa é encontrada em crianças e adolescentes, pois tem a função de auxiliar no crescimento ósseo. Nos adultos, nos quais o crescimento já cessou, a placa é substituída por uma linha epifisária que posteriormente desaparece.